Lâmpadas de LED podem transmitir internet sem fio de alta velocidade

O instituto alemão Fraunhofer Heinrich Hertz Institute desenvolveu uma tecnologia que permite que lâmpadas de LED transmitam dados via internet sem fio. Através da técnica, chamada de Visible Light Communication (VLC), foi possível alcançar velocidades de até 3Gbps em testes laboratoriais

wireless light (620px)A tecnologia usa as frequências de cor das lâmpadas de LED (Reprodução/Engadget)

O mesmo instituto já havia anunciado, em 2011, um sistema em tempo real semelhante, que atingia a velocidade de 500 Mbps. Porém, agora, os pesquisadores conseguiram alcançar até 1 Gbps por cada frequência de cor. Como existem três frequências nas lâmpadas de LED (amarelo, vermelho e azul), os alemães chegaram à incrível marca de 3 Gbps para transmissão de dados.

Anteriormente, os LEDs suportavam uma largura de banda de 30 MHz, mas, com as novas técnicas, conseguem atingir até 180 MHz. Ou seja, as luzes piscam tão rapidamente para transmitir as informações que sequer nota-se a alteração de estado a olho nu.

A área de cobertura dessa tecnologia ainda é pequena, de aproximadamente 10 metros. No entanto, a técnica VLC pode ser muito útil em lugares onde as ondas de rádio são problemáticas, como grandes feiras e fábricas. Os pesquisadores estão trabalhando para que a novidade seja comercializada e pretendem apresentá-la durante a FOE 2013, em Tóquio.

Fonte: Engadget

Anúncios

About carlosfabiano

Analista de infraestrutura e Segurança Professor de Tecnologia da Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: