Seagate entra no mercado de SSDs para usuários domésticos

A Seagate é bastante conhecida por fabricar discos rígidos e outras soluções de armazenamento, mas até agora não havia entrado no recente mercado de SSDs para usuários domésticos. Isto mudou nesta semana: a empresa anunciou o Seagate 600 SSD, uma unidade de alto desempenho voltada especialmente para notebooks.

O Seagate 600 SSD estará disponível em modelos com 120 GB, 240 GB e 480 GB de armazenamento, com 7 mm ou 5 mm de espessura, este último voltado para notebooks mais finos. Todos são compatíveis com a interface SATA III de 6 Gb/s. De acordo com a Seagate, os drives atingem taxas de transferência de pelo menos 500 MB/s de leitura e 400 MB/s de gravação, com exceção do modelo de 120 GB, que alcança 300 MB/s de escrita.

seagate-600-ssd

A garantia funciona de uma forma bem peculiar: o 600 SSD tem três anos de garantia ou 72 TB de gravação de dados, o que for atingido primeiro (no modelo de 120 GB, o valor cai para 36,5 TB). Isso faz sentido quando consideramos a vida útil das memórias flash NAND, baseada em ciclos de escrita, mas ainda é estranho – outros fabricantes costumam limitar a garantia apenas pelo tempo, não pela quantidade de dados gravados.

Várias publicações receberam o Seagate 600 SSD. O AnandTech gostou do desempenho, mas cita o consumo de energia e a falta de criptografia por hardware como pontos negativos. O Tom’s Hardware também fez ressalvas quanto ao consumo energético e criticou a garantia limitada, mas diz que ele pode ser uma boa opção, desde que a Seagate venda pelo “preço certo”. A empresa ainda não divulgou os preços dos novos drives.

página do Seagate 600 SSD está traduzida para o português e a assessoria nos confirmou que a empresa tem planos para trazê-lo ao Brasil. Mais informações devem ser divulgadas em breve.

Além do 600 SSD, a Seagate também anunciou o 600 Pro SSD, mais caro e voltado para usos profissionais, como aplicações em servidores na nuvem. Para os mais ricos, há também o SSD 1200, que usa interface SAS de 12 Gb/s e conta com uma garantia muito maior, de 5 anos ou até 14.600 TB de dados gravados no modelo com 800 GB de capacidade.

FonteX-bit labs.

Anúncios

About carlosfabiano

Analista de infraestrutura e Segurança Professor de Tecnologia da Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: