IE10 mais seguro que Chrome, Safari, Firefox e Opera

…no bloqueio ao malware, segundo um estudo sobre segurança!

Mas então é o Microsoft Internet Explorer o navegador mais seguro disponível? Bom, esta é uma resposta sempre controversa, mas um estudo recente, publicado pela empresa de pesquisa de segurança NSS Labs, diz que efectivamente a Microsoft leva vantagem sobre a Google, Mozilla, Apple e Opera quando se trata de bloquear malware.

A NSS testou o IE10 da Microsoft, o Google Chrome 25 e 26, o Mozilla Firefox 19, o Safari 5 e Opera 12, para ver qual destes cinco browsers era de facto o melhor a proteger o utilizador contra malware. Podem achar estranho haver aqui duas versões do Chrome, mas, segundo a empresa, a razão pela qual foram testadas as duas versões do browser da Google prende-se com uma atualização feita ao navegador durante o período de testes.

A empresa conduziu o estudo ao longo de um período de 28 dias entre 13 de Marco e 9 de Abril de 2013. Cada browser foi testado com todas as atualizações disponíveis, instaladas em máquinas virtuais idênticas com o Windows 8, e a NSS Labs adverte que as mesmas conclusões não podem ser feitas numa máquina com o Windows 7 sem que todos os requisitos sejam tomados em conta, pois os testes têm de ser idênticos. Isto é, há especificações para cada sistema operativo.

Foram usados 754 URLs com conteúdos maliciosos, todos ativos e destes 550 correram nos 5 navegadores, resultando em mais de 18 mil casos de teste por browser. Um dos testes consistia em repetir a mesma URL a cada seis horas, até que esta URL de destino fosse bloqueada pelo sistema de segurança do browser.

Segundo a NSS Labs, algumas amostras não passaram nos critérios de validação, incluindo os falsos positivos e adware. Numa análise final, dos mais de 18 mil resultados, apenas 913 casos é que passaram no processo de pós-validação, e a empresa validou cada um desses resultados que passaram nos critérios.

Estes foram os resultados conseguidos:

 

Demonstração de resultados por browser 

Conforme podem ver na imagem anterior, o IE10 dominou destacado dos outros navegadores, com uma taxa de bloqueio de 99,96%. Contudo, a proteção de download de malware do Google Chrome melhorou significativamente, passando dos 70% em Outubro de 2012, num teste comparativo realizado pela NSS Labs, para mais de 83%. Os restantes lugares foram ocupados pelo Safari, Firefox e Opera, com taxas de 10,16%, 9,92% e 1,87% respectivamente.

Estes resultados mostram que o browser da Microsoft, o IE10 está substancialmente melhor, no que toca à segurança, que os seus diretos rivais. A empresa vai mais longe e diz mesmo que a diferença torna-se abismal para o Safari, Firefox e Opera, tornando estes browsers inseguros para o utilizador. Estas são as conclusões do estudo que podem ser consultadas e acompanhadas todos os anos.

Fonte: The Next Web

Anúncios

About carlosfabiano

Analista de infraestrutura e Segurança Professor de Tecnologia da Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: