Vírus que ataca pelo Skype já atingiu 300 mil pessoas, diz ESET

Uma nova ameaça online que se espalha desde segunda-feira pelo Skype já atingiu 300 mil pessoas no mundo todo, 80 mil delas na América Latina, segundo relatórios da empresa de segurança ESET.
virus

Informações preliminares indicam que a praga se apresenta como Worm (programa malicioso), identificado comoWin32\Kryptik.BBKB, com impacto e velocidade de disseminação superiores à média desse tipo de ameaça virtual.

O Worm espalha-se por meio de textos relacionados a fotos no Skype, com endereços encurtados com a ferramenta do Google (goo.gl), que vincula a outro serviço de armazenamento de arquivos – como 4shared, por exemplo.

Embora tenha identificado o malware, a empresa não informa detalhadamente quais são os prejuízos causados por ele. A recomendação, portanto, é que o internauta evite encurtar textos pela plataforma do Google.

“Temos motivos para pensar que são novas versões de uma ameaça que começou a circular em março deste ano e também estamos confirmando que novas variantes se propagam pelo Gtalk, o chat do Google”, alerta Sebastián Bortnik, gerente de Educação e Serviços da ESET América Latina. “Não é normal ver ameaças que se propaguem na velocidade desse Worm”, complementa.
Anúncios

About carlosfabiano

Analista de infraestrutura e Segurança Professor de Tecnologia da Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: