Manifestações pelo Brasil também marcam redes sociais

O povo foi convocado às ruas para manifestar e fazer protestos sobre assuntos diversos nesta semana. Se as ruas estão cheias, a internet reproduz essa agitação. Até a segunda-feira (17), quando ocorreu a maior aglomeração popular, 548.944 publicações foram feitas nas redes sociais, entre posts e comentários, de acordo com levantamento feito pela agência Today.


Entre os termos mais mencionados estão #vemprarua, #ogiganteacordou, #protestosp, #mudabrasil e #semviolencia, concentrados majoritariamente no Twitter, com 483.839 (88%). No Facebook, a partipação foi de 10%, enquanto outras mídias, como Google+ e Blogs, tiveram 2% de repercussão.

Durante o dia, a participação nas redes sociais teve um crescimento constante a partir do início oficial das manifestações, às 17h. Neste horário, 35.668 menções foram feitas, ante 51.218 às 18h, 54.058 às 19 e 87.795 às 20h, momento de maior pico, concentrando 15% dos comentários do dia.

Os protestos no Brasil atingiram nesta segunda-feira (17) seu dia de maior repercussão. Em São Paulo, o Movimento Passe Livre reuniu mais 65 mil manifestantes, de acordo com o Data Folha. O protesto começou no Largo da Batata, na zona Oeste, e seguiu posteriormente pela Marginal Pinheiros.

Também ocorrem manifestações em Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza e Salvador. No Distrito Federal, os protestantes ocuparam a cobertura do Congresso Nacional.  A organização estima entre 10 mil e 15 mil pessoas presentes no ato.

Na semana passada, os confrontos entre policiais militares e manifestantes foram graves. Os conflitos resultaram em prisão de estudantes, jornalistas feridos e depredações, além de denúncias de abuso policial e detenções arbitrárias.

As manifestações têm demandas diversas, como recursos para educação, saúde, passe livre no transporte público e contra os gastos públicos na Copa das Confederações e do Mundo (2014).

Fonte: Istoé

Anúncios

About carlosfabiano

Analista de infraestrutura e Segurança Professor de Tecnologia da Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: