Mesa tática virtual é utilizada por Tiago Leifert e Caio Ribeiro durante transmissão de partida na Copa das Confederações

Mesa tática

Transmissora oficial da Copa das Confederações, a Rede Globo investiu pesado na cobertura da competição: além de mobilizar cerca de 500 profissionais durante as semanas do torneio, a emissora também desenvolveu novas tecnologias na hora de exibir as partidas.

Desenvolvido pela área de tecnologia da Globo, o Campo Virtual permitia que os comentaristas “participassem” digitalmente do campo de jogo, podendo analisar as jogadas em um ambiente tridimensional, com os jogadores exibidos em tamanho real.

De acordo com a equipe de comunicação da empresa, duas câmeras foram equipadas com sensores que informavam a posição no espaço, enquanto computadores calculavam em tempo real a perspectiva correta do campo e dos atletas. Quando os comentaristas se deslocavam no estúdio, o campo virtual também acompanhava seus movimentos em sincronia, gerando a impressão de imersão na partida.

Outro software desenvolvido pela equipe da Globo foi a “mesa tática” utilizada por Tiago Leifert, Caio Ribeiro e Alex Escobar. Com uma tela touchscreen, o monitor fornece as posições dos jogadores dentro de campo, como em um jogo de botão. A cada toque na tela, é possível acompanhar as mudanças táticas da equipe em tempo real. Isso foi possível graças à instalação de sensores em duas câmeras que captam as imagens reais e conseguem converter as informações para a tela virtual.

As inovações surgiram em reuniões entre as equipes de esporte, arte e engenharia da empresa, que devem ser ampliadas na Copa do Mundo de 2014. Uma dessas melhorias é a ampliação da transmissão em 4K: com resolução quatro vezes superior ao HD, duas câmeras com essa tecnologia já foram utilizadas pela Globo durante a transmissão das partidas durante a Copa das Confederações. Agora, a emissora pretende distribuir o conteúdo 4K por cabo, satélite e também para as exibições pela internet.

Fonte: Info

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s