Apache Foundation disponibiliza versão final do OpenOffice 4.0

Sem fazer barulho, a Apache Software Foundation disponibilizou nesta semana a versão final do OpenOffice 4.0, suíte de escritório gratuita e de código aberto que disputa espaço com o Microsoft Office e, de certa forma, com o seu “fork” LibreOffice.

Uma das principais novidades desta atualização é uma nova barra lateral que tenta aproveitar melhor o espaço das telas, especialmente daquelas que possuem proporção 16:9. Esta sidebar pode ser movida facilmente e configurada para exibir atalhos dos mais diversos tipos.

Sidebar do OpenOffice 4.0

De acordo com a Apache, o OpenOffice 4.0 também teve a compatibilidade com formatos do Microsoft Office otimizada, trabalha com uma paleta de cores maior e suporta plenamente três novos idiomas: grego, tâmil (língua falada em países como Índia, Indonésia e Malásia) e português de Portugal. Com isso, a suíte passa a suportar 22 idiomas, incluindo aí o português do Brasil.

Outros atributos incluem ajustes de desempenho, melhor renderização de gráficos e a clássica correção de bugs (quase 500, segundo os desenvolvedores). Todas as novidades podem ser conhecidas nestas release notes publicadas pela Apache.

Você pode baixar o OpenOffice 4.0 em www.openoffice.org/download. Há versões para Windows, Linux e Mac. O pacote de instalação tem entre 125 MB e 150 MB, de acordo com a plataforma escolhida.

Como se você vê, não há nada de realmente novo aqui. Mas, para um projeto que quase morreu, uma atualização como esta é de grande relevância.

Anúncios

About carlosfabiano

Analista de infraestrutura e Segurança Professor de Tecnologia da Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: