Simples e barato, Chromecast do Google pode matar produtos como AppleTV e SmarTVs

Quem precisa de uma SmarTV?, pergunta o Google (Divulgação)

Quem precisa de uma SmarTV?, pergunta o Google (Divulgação)

Os novos Android e Nexus 7 trouxeram novidades interessantes, mas o lançamento mais importante do Google na apresentação que a empresa fez nesta quarta (24) em São Francisco (EUA) foi o Chromecast. O produto fará sua TV ficar ainda mais divertida sem a necessidade de um caro set-up box. E nem estamos falando de SmarTVs.

Com conexão HDMI, o Chromecast parece um pen-drive em tamanho e serve para transmitir na TV programas e vídeos direto do computador. Será possível fazer streaming de filmes, músicas, qualquer coisa que esteja acontecendo no seu navegador Chrome, além de Netflix e clipes do YouTube. E mais interessados podem aparecer. A rádio Pandora já avisou que irá embarcar na novidade. Funciona com smartphones, tablets e PCs nos mais diversos sistemas operacionais (iOS, Andrioid, MacOS, Windows).

O Chromecast tem uma conexão HDMI (DIvulgação)

Todos os apps com suporte ao aparelho irão incluir um botão “cast” para enviar o conteúdo para a TV. Além disso, o Chrome poderá transmitir para o Chromecast qualquer coisa que esteja no navegador. Por exemplo, o HBO Go ou o Telecine Play. Ou alguma transmissão ao vivo, como Olimpíadas, jogos, etc. As possibilidades são muitas. Esta é a resposta do Google para produtos como a AppleTV, e não nos rogamos em dizer: é uma resposta matadora.

Isto porque a Apple TV custa cerca de 400 reais para transformar a TV em uma reprodutora de conteúdo via internet. O Chromecast teve preço anunciado de US$ 39, mas ainda não sabemos quanto custará no Brasil. O site Tudo Para Celular acredita que pode custar por aqui cerca de R$ 100. É uma solução simples, barata e que vai fazer com que muita gente pense bastante antes de investir (muito) dinheiro em uma TV cheia de funções “inteligentes”.

A vantagem do Chromecast será a facilidade de transmitir conteúdo de smartphones, tablets e computador, sem a necessidade de fazer upload para o YouTube ou outro serviço de vídeos. O produto chega no final do mês nos EUA.

Ocaso das TVs inteligentes?
Desde 2009 que gigantes como LG, Sony e Samsung apostam nas chamadas TVs inteligentes, ou seja, que possuem conexão com a internet. O problema é que a adaptação para a novidade não foi instantânea. Um dos motivos foi o empecilho para digitação, o que faz a busca de um vídeo no YouTube um martírio que tira toda a praticidade. Em alguns aspectos trazem comodidade, como é o caso de aplicativos do Netflix, que possibilita ver filmes na TV sem precisar ligar o PC.

Com a chegada do Chromecast, as TVs conectadas correm o risco de ficarem obsoletas caso não pensem em uma inovação realmente impactante na vida das pessoas. Uma outra saída para as fabricantes será o foco em melhorar ainda mais a imagem e gastar menos esforços em criar plataformas de SmarTvs. Há ainda a possibilidade da Apple surpreender com sua esperada iTV, mas a empresa não confirma que esteja produzindo esse aparelho.

O Chromecast chama atenção pelo tamanho (Foto: AFP)

Fonte: HuffPostTheVerge

Anúncios

About carlosfabiano

Analista de infraestrutura e Segurança Professor de Tecnologia da Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: