Sony e Panasonic trabalham juntas para criar disco óptico de 300 GB

Sony e Panasonic trabalham juntas para criar disco óptico de 300 GB(Fonte da imagem: Reprodução/Make Use Of)

O futuro para o armazenamento de dados pode estar nas nuvens, quanto mais pessoas e empresas passam a utilizar esse tipo de serviço, mas isso não significa que as mídias físicas vão desaparecer. Muito pelo contrário, a Sony e a Panasonic acabam de firmar uma parceria para desenvolver um novo padrão de disco óptico, que seja capaz de gravar pelo menos 300 GB em uma única camada.

O objetivo principal das empresas japoneses é atender a demanda que existe por maiores espaços de armazenamento de dados na esfera profissional. Nos últimos anos, cresceu a necessidade de ampliar a capacidade de salvar arquivos extensos e em grande quantidade. Empresas de produção de vídeos em alta definição, na indústria de cinema e televisão, por exemplo, se beneficiariam com um novo padrão.

Assim também, prestadoras de serviço de armazenamento de nuvem poderiam equipar seus datacenters com discos ópticos de maior capacidade, já que lidam com volumes cada vez maiores de dados e de transferências de arquivos.

Tanto a Sony quanto a Panasonic têm um histórico de sucesso no desenvolvimento de um padrão de disco, com o formato de Blu-Ray, e esperam, novamente em conjunto, entregar uma solução que preserve as informações futuras das próximas gerações.

Fonte: Sony

Anúncios

About carlosfabiano

Analista de infraestrutura e Segurança Professor de Tecnologia da Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: