Dica de Excel: O que fazer com Pastas de Trabalho Pesadas?

Muitas pessoas perguntam como aumentar a velocidade de cálculo de fórmulas numa Planilha de Excel. Ás vezes uma Pasta de Trabalho fica tão grande, que fica difícil de trabalhar.

O Excel 2007 e 2010 possuem um limite de número de linhas grande, pouco mais de 1 milhão (1.048.576, pra ser exato). Esse número é bastante grande, visto que se povoar todas as células de uma coluna, e em seguida fazer uma operação de cada célula na coluna ao lado, o sistema ficará bastante lento. Com 10 colunas preenchidas totalmente, o Excel já fica praticamente inoperante.

Cálculo Manual

Trabalhe com as Pastas de Trabalho no modo de cálculo manual (menu Fórmula, grupo Cálculo, botão Opção de Cálculo, botão Manual) e calcule-as apenas quando necessário (pressionando F9).

asd

Por padrão, o Excel recalcula todas as fórmulas quando se faz alteração na Planilha. Se sua Planilha possui muitas fórmulas, trabalhar dessa forma pode se tornar desgastante e obriga o Excel a fazer cálculos desnecessários.

Otimização de Fórmulas

Estude as fórmulas de Excel mais a fundo e verifique se é possível tornar as fórmulas na sua Pasta de Trabalho mais enxutas, evitando cálculos desnecessários. Por exemplo: evite o uso de funções como INDIRETO, fórmulas matriciais complexas (prefira quebrar cálculos em mais de uma célula para evitar remontar uma expressão calculada).

Formatação de células

Mantenha o mínimo de formatação gráfica possível em sua Pasta de Trabalho. Use a formatação apenas na Planilha de resumo/relatório, caso sua Pasta de Trabalho tenha uma. Não abuse de formatações condicionais, células mescladas e outros numa Planilha de banco de dados.

O ideal é, para Planilhas que se comportam como banco de dados, o cabeçalho ter uma linha e começar na célula A1, e os dados em seguida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s