Microsoft compra Nokia por US$ 7,2 bi para aumentar relevância na área de smartphones

microsoft_nokia

O assunto mais comentado no momento no mercado de tecnologia foi o anúncio na noite dessa segunda (2) da compra da Nokia pela Microsoft. A empresa finlandesa foi vendida por cerca de 17 bilhões de reais (US$ 7,2 bi). As duas companhias buscam hoje retomar a relevância no mercado de aparelhos.

A venda envolve a divisão de celulares da Nokia, e além dos aparelhos dos celulares, inclui ainda as patentes registradas. A Microsoft enfrenta uma crise causada pela diminuição do número de vendas de PCs e pela baixa adesão de seu novo sistema operacional, o Windows 8.

A compra da Nokia é estratégico para a Microsoft conseguir mais mercados no setor de smartphones. A companhia finlandesa é a maior fabricante a usar o Windows Phone. A parceria começou em 2011 e gerou produtos de relativo sucesso como a série Lumia.

Nokia já era a maior parceira da Microsoft na área de smartphones (AFP)

Segundo a Folha, a Microsoft também levou vários executivos da Nokia, incluindo Stephen Elop. Especialistas acreditam que ele pode entrar na briga para tomar o lugar de Steve Ballmer, CEO da gigante americana que anunciou aposentadoria para este ano.

Nas redes sociais, funcionários da Nokia reclamaram da venda da empresa. Fundada há 148 anos, a Nokia foi a maior fabricante de celulares, mas perdeu espaço com a chegada de smartphones como o iPhone e aparelhos munidos com Android. Em 2007 tinha 40% do mercado.

A Microsoft repete o feito do Google, que comprou a Motorola Mobility em 2011. A ideia foi impulsionar o sistema Android.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s