Outlook.com finalmente passa a suportar IMAP (e também OAuth)

O Outlook.com foi bastando elogiado quando lançado, mas não ficou imune a críticas, muitas delas referentes à falta de suporte ao IMAP. Mas, seguindo a máxima “antes tarde do que mais tarde ainda”, a Microsoft anunciou recentemente que o seu serviço de e-mail já suporta este protocolo e, de quebra, passou a funcionar também com OAuth.

Outlook.com

Com o IMAP, passa a ser possível sincronizar contas do Outlook.com em praticamente qualquer cliente de e-mail, bastando ao usuário configurar o programa com os seguintes dados:

IMAP:

  • Servidor: imap-mail.outlook.com
  • Porta: 993
  • Encriptação: SSL

SMTP:

  • Servidor: smtp-mail.outlook.com
  • Porta: 587
  • Encriptação: TLS

Apesar de se tratar de um protocolo bastante conhecido, a Microsoft não adicionou suporte ao IMAP desde o lançamento do Outlook.com por acreditar que a sua ferramenta Exchange ActiveSync é uma alternativa melhor. E pode ser mesmo; o problema é que há vários clientes de e-mail que não o suportam. Entre eles, o popular Mozilla Thunderbird e o Mail do Mac OS.

A Microsoft também habilitou suporte ao protocolo OAuth, como já dito. Com ele, é possível integrar contas do Outlook.com a serviços de terceiros, sem que dados sigilosos das contas (como conteúdo das caixas de entrada e senhas do usuários) sejam repassados a estes.

Um exemplo mencionado pela própria Microsoft é o Unroll.me, serviço que permite cancelar o recebimento de newsletters e afins rapidamente. Outro é o TripIt, ferramentas de organização de viagens. Estes e outros agora podem funcionar de maneira integrada ao Outlook.com via OAuth.

Fonte:  blog oficial do Outlook

Anúncios

About carlosfabiano

Analista de infraestrutura e Segurança Professor de Tecnologia da Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: