HP lança software que ‘conserta computador’ antes da máquina ligar

A HP anunciou, nesta terça-feira (17), o lançamento de uma nova ferramenta de segurança para computadores Windows. É o BIOSphere, com tecnologia SureStart, cuja principal função é garantir que a inicialização do computador seja realizada de maneira segura e que arquivos maliciosos possam ser removidos antes mesmo de o sistema operacional ser carregado.

Ameaças virtuais (Foto: Arte/TechTudo)

Muitos hackers conseguem invadir computadores e prejudicar o funcionamento deles ao comprometerem o software de BIOS, que não é tão protegido quanto o sistema operacional. Por isso, a HP lançou esta ferramenta, voltada justamente para tentar impedir que o BIOS seja atacado. Ou melhor, corrigi-lo caso uma invasão aconteça.

“A Microsoft fez um ótimo trabalho de segurança no sistema operacional, mas há muito malware que pode atacar o BIOS. É neste momento que as coisas ruins começam a acontecer”, explicou Michael Park, vice-presidente de desenvolvimento de produtos e estratégia da divisão de sistemas comerciais da HP. Ainda de acordo com Park, com esta nova tecnologia, se o BIOS estiver diferente do tradicional, o computador vai reescrevê-lo e deixá-lo seguro novamente.

A mudança não será tão perceptível para o usuário final, pois a tecnologia roda “debaixo dos panos”. No entanto, será possível se beneficiar bastante com o BIOSphere. Os primeiros computadores da HP com o recurso começarão a ser comercializados já no final deste mês.

Fonte: Venture Beat

Anúncios

About carlosfabiano

Analista de infraestrutura e Segurança Professor de Tecnologia da Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: