Após incêndio, Internet Archive pede doações para recuperar equipamentos

O Internet Archive, entidade que tem o objetivo de manter acessível todo o conteúdo histórico da internet, pede doações para recuperar equipamentos de digitalização e materiais de pesquisa após um incêndio de grandes proporções em sua sede, na cidade de San Francisco (EUA). De acordo com a entidade, o incêndio causou a perda de aproximadamente US$ 600 mil (cerca de R$ 1,3 milhão) em equipamentos.

Além das doações, que podem ser feitas por meio do site oficial , a entidade pede ajuda para empresas que possuem equipamentos de digitalização na região, para que o trabalho de preservação histórica não seja interrompido. “A boa notícia é que ninguém ficou ferido e nenhum dado foi perdido”, diz Brewster Kahle, fundador do Internet Archive, ao jornal The Guardian . “Nosso prédio principal teve danos elétricos, o que deixou alguns servidores fora do ar por um tempo.”

Fundado em 1996 em San Francisco, o Internet Archive oferece um site que permite que os internautas naveguem pelas versões antigas de páginas que ainda estão na web e sites históricos, que não estão mais no ar. Além desse projeto, no entanto, a entidade arquiva texto, áudio, imagens e softwares de colecionadores de todo o mundo. O acervo pretende manter uma cópia digital desses materiais para consulta histórica.

Em entrevista ao The Guardian, Kahle afirmou que incêndio reafirma um dos principais motivos pelos quais o Internet Archive foi criado. “Digitalizar e ter cópias são boas estratégias para preservar o acesso. Nós temos os dados do Internet Archive armazenados em diversos locais. Mesmo que nosso prédio principal tivesse sido envolvido no incêndio, nós não teríamos perdido o conteúdo maravilhoso que levamos tanto tempo para coletar”, disse o fundador.

Fonte: IGTecnologia

Anúncios

About carlosfabiano

Analista de infraestrutura e Segurança Professor de Tecnologia da Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: