Há 30 anos, Bill Gates mostrava ao mundo o Windows 1.0

Você pode ser usuário do Linux, da Apple e odiar os sistemas da Microsoft, mas não dá para deixar de reconhecer a importância que o Windows teve para a evolução da computação pessoal. O software, que fez parte da vida de tantas pessoas, completou 30 anos no domingo, 10.

Nesta data, em 1983, Bill Gates mostrava ao mundo o Interface Manager, o software que viria a se tornar o Windows posteriormente. O programa começou a ser desenvolvido ainda em 1981, mas só seria lançado alguns anos mais tarde, em 1985.

Na ocasião, o programa não era exatamente um sistema operacional por si só. O Windows 1.0 era uma camada visual por cima do MS-DOS, o que se convencionou chamar de interface gráfica nos anos que se seguiram. Hoje é possível rodá-lo até mesmo no seu navegador.

Contudo, mesmo bastante limitado, ele trouxe muitas coisas importantes, como relógio, calendário, Paint, além da possibilidade de rodar programas em múltiplas janelas simultaneamente. Tudo isso e muito mais, como pode ser conferido no famoso vídeo feito gravado pelo hoje CEO da empresa e futuro aposentado Steve Ballmer. Confira abaixo:

 

Anúncios

About carlosfabiano

Analista de infraestrutura e Segurança Professor de Tecnologia da Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: