Android supera 80% das vendas de smartphones e Windows Phone continua avançando

Um relatório divulgado nesta terça-feira pelo IDC mostra que o Android continua aumentando a sua liderança do mercado de dispositivos móveis. Em relação ao terceiro trimestre de 2013, a plataforma do Google marcou presença em 81% dos smartphones comercializados, com o iOS aparecendo na segunda posição, detendo 12,9% do segmento.

Em volume de vendas, estas porcentagens indicam que, no referido período, foram comercializados 261,1 milhões de smartphones, sendo 211,6 milhões deles baseados no Android. É uma marca impressionante, especialmente se levarmos em conta que, no terceiro trimestre de 2012, este número foi de aproximadamente 140 milhões de unidades vendidas (74,9%) de um total de 186,7 milhões.

A Samsung é, de longe, a fabricante que mais tem a comemorar: 39,9% destes 211,6 milhões de aparelhos levam a sua marca.

Os resultados da Apple também foram positivos: 33,8 milhões de aparelhos (12,9%) no terceiro trimestre de 2013. Só que, no mesmo período do ano passado, a sua proporção de mercado havia sido maior: 14,4%, que correspondiam a 26,9 milhões de dispositivos.

A pesquisa do IDC também mostra que o Windows Phone ocupou, definitivamente, a terceira posição do mercado. Também com base no terceiro trimestre de 2013, 9,5 milhões de aparelhos (3,6%) rodando o sistema móvel da Microsoft foram comercializados, contra 3,7 milhões (2%) no mesmo período do ano passado. O mérito aqui, como você deve ter imaginado, é quase todo da Nokia: a companhia respondeu por 93,2% das vendas.

A notória queda da BlackBerry apenas se confirmou: de 7,7 milhões de aparelhos (4,1%) para 4,5 milhões (1,7%), provando, mais uma vez, que os modelos Q10 e Z10 sequer conseguiram amenizar o drama da companhia.

O relatório indica ainda que smartphones com telas de 5 polegadas ou mais (incluindo aí os “phablets”) estão mesmo caindo no gosto dos consumidores. No terceiro trimestre de 2013, 21% das unidades vendidas corresponderam a esta categoria; um ano atrás, esta proporção era de apenas 2%.

Fonte: Tecnoblog

Anúncios

About carlosfabiano

Analista de infraestrutura e Segurança Professor de Tecnologia da Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: