Viber reage ao WhatsApp e libera no Brasil ligações gratuitas para telefone

Um dia após o WhatsApp anunciar que vai liberar ligações telefônicas entre usuários do aplicativo, o concorrente Viber contra-atacou e passa a liberar, a partir desta terça-feira (25), ligações gratuitas para telefones fixos de todo o país de forma ilimitada pelo Viber Out, serviço de chamadas de voz da empresa semelhante ao Skype.

A oferta de ligações de graça para números fixos é exclusiva para o Brasil e faz parte de uma campanha agressiva para tentar tirar a liderança do WhatsApp no País. A gratuidade das ligações será mantida por duas semanas. Para que a iniciativa perdure, a companhia criou um gatilho: se o volume de mensagens de texto crescer 25%, as ligações continuam gratuitas por mais uma semana.

A iniciativa do Viber no Brasil é uma reação ao anúncio durante o Mobile World Congress, feito pelo cofundador e presidente-executivo do WhatsApp, Jan Koum, de que o aplicativo vai liberar chamadas telefônicas entre os usuários.

O Viber tem 400 milhões de usuários no mundo, sendo cerca de 11 milhões no Brasil, ante 450 milhões do WhatsApp globalmente (a empresa não revela dados regionais). Criado por empreendedores israelenses, o Viber nasceu com a proposta de oferecer ligações por aplicativo e incorporou outras funções ao longo do tempo.

“Nós queremos ser o maior aplicativo de mensagens do mundo. Essa é a nossa ambição. Se eles querem ter mais de um bilhão, a gente quer ter mais do que o um bilhão deles”, dispara Luiz Felipe Barros, diretor geral do Viber no Brasil.

Segundo ele, a promoção já estava sendo planejada, mas seu lançamento foi antecipado devido ao impacto que a aquisição do WhatsApp pelo Facebook, por US$ 16 bilhões, teve no mercado de aplicativos, aumentando o número de downloads de outros serviços em meio a preocupações dos usuários com a privacidade dos seus dados e uma eventual adoção de anúncios pelo serviço (o Facebook e o WhatsApp negam qualquer possibilidade de mudança no serviço).

Anúncios

About carlosfabiano

Analista de infraestrutura e Segurança Professor de Tecnologia da Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: