Tim Berners-Lee e os 25 anos de www

Foto: Reprodução/CERN.

Foto: Reprodução/CERN.

Sir Tim Berners-Lee lança nesta quarta-feira uma “constituição” com os direitos dos internautas, a campanha The Web We Want (a internet que queremos) coincide com as comemorações de 25 anos da internet. Durante passagem no programa matinal BBC Breakfast, o inventor da rede mundial de computadores afirmou que o assunto deve ser comparado à lei de direitos humanos.

Nós últimos meses, o inventor da web criticou o sistema de espionagem dos governos americanos e britânicos, após serem revelados pelo ex-analista da NSA, Edward Snowden. Berners-Lee chamou a população a tomar uma ação contra a coleta de dados pessoais realizada pelos governos. “É hora para fazermos uma grande decisão pública. Temos em frente duas estradas – qual caminho vamos seguir?”, questionou Sir Berners-Lee. Ele ainda afirmou que a internet deve ser um meio “neutro” que deve ser utilizada sem a sensação de ter alguém “observando sobre seus ombros”.

Tim-Berners Lee ainda admitiu que a rede mundial de computadores representa a “humanidade conectada” envolvendo tanto “as maravilhas” como “o sinistro”. Contudo, o inventor da web afirmou ser contra pessoas que afirmam haver muito “lixo” na web e indica, “se há muito lixo na web, vá ler outra coisa.

Esta foi a primeira página da internet (Foto: AFP).
Sobre a World Wide Web
Em março de 1989, Tim Berners-Lee, um cientista que trabalhava no CERN (Organização Europeia Para Pesquina Nuclear), apresentou uma proposta para desenvolver uma maneira radical de ligar, compartilhar e gerenciar informações por meio de uma rede. O estudo conhecido como “Gerenciamento de Informação: A Proposta” era o começo da internet.

primeiro site da história foi publicado nos servidores do CERN e em 1993 tornou-se domínio de acesso público pela primeira vez. Após o lançamento, a instituição resolveu deixar a licença aberta do projeto e com isso outros cientistas puderam criar programas e sistemas que ajudaram a desenvolver a internet.

Hoje, Tim Berners-Lee lidera inciativas como a Fundação World Wide Web e o Consórcio World Wide Web.

Anúncios

About carlosfabiano

Analista de infraestrutura e Segurança Professor de Tecnologia da Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: