Domínio .br completa 25 anos como um dos mais populares do mundo

Ilustração: Keziah Costa/NE10.

O domínio “.br” vai completar 25 anos no próximo dia 18. O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), órgão de governança de internet no País, anunciou que existem 3,4 milhões de domínios registrados através do Registro.br.

Em 18 de abril de 1989, o “.br” foi delegado por Jon Postel,do IANA ( The Internet Assigned Numbers Authority), ao grupo que operava redes acadêmicas no País e que fez em 1991 a primeira subdivisão do “.br” ao estabelecer os subdomínios org.br, gov.br, com.br, net.br e mil.br.

Inicialmente, o .br foi utilizado pela comunidade acadêmica para identificar as máquinas das redes que já existiam. Foi depois do evento ECO-92 que outros segmentos da sociedade civil tiveram acesso à rede, com o aumento da popularidade do domínio “.br”.

Com o início da fase comercial da Internet, no começo de 1996, o “.br” já registrava 851 domínios e terminou o ano com 7.507 registros. Em abril de 2014, o Registro.br já passa de 3.401.250 registros. No mundo apenas sete domínios para códigos de país (ccTLDs ou country-code Top Level Domain) possuem mais registros do que o Brasil com o “.br”. Em primeiro lugar está a China (.cn), seguido da Alemanha (.de) e Reino Unido (.uk).

“Tradicionalmente, o Registro.br mantém uma equipe de profissionais altamente qualificados, que a todo momento analisam e desenvolvem novas ferramentas para aprimorar o sistema de registro de nomes de domínios brasileiros”, afirma Demi Getschko, diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), por email.

Hoje, o registro de domínio de uso comercial custa R$ 30 por ano.

Anúncios

About carlosfabiano

Analista de infraestrutura e Segurança Professor de Tecnologia da Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: