Primeiro sufixo de internet exclusivo no Brasil tem dono: a Globo

As Organizações Globo se tornaram, nesta semana, a primeira companhia do país a garantir uma terminação exclusiva para sua presença na internet. Quando as mudanças entrarem em vigor, os sites do grupo de comunicação poderão operar com o sufixo .globo.

Globo estreou nova marca em abril deste ano

A intenção da empresa é de reforçar a presença de seus produtos online por meio de um endereço único e exclusivo. No futuro, por exemplo, o portal de notícias G1 poderá ser acessado pelo http://g1.globo, em vez do endereço atual, o http://g1.globo.com. No documento enviado ao ICANN solicitando o gTLD (nome técnico da terminação de domínio), a Globo informou que pretende “concentrar todos os conteúdos [do grupo]. No primeiro momento, o foco será a TV Globo e a Globo.com, mas no médio prazo todos os conteúdos da marca estarão sob o domínio .globo”.

Por decisão das Organizações Globo, o sufixo .globo será exclusivo. Outras pessoas não terão a possibilidade de registrar endereços com a terminação. Mesmo que os donos do lendário biscoito carioca Globo quisessem, não teriam como cadastrar o http://biscoito.globo.

A estratégia do grupo faz sentido, já que a marca é reconhecida nos quatro cantos deste país. O foco inicial será na TV e no portal, mas pode esperar que os demais produtos da empresa – jornais, revistas, canais de televisão a cabo, rádios, sites – sejam todos transferidos para o guarda-chuva do .globo. Ao centralizar tudo em um só sufixo, eles também garantem mais segurança aos internautas, já que cibercriminosos não terão como enganar as pessoas com páginas falsas que fingem ter um domínio oficial da Globo.

A Globo não é a única com o objetivo de se destacar por meio de um sufixo exclusivo. A lista de empresas e organizações brasileiras que apresentaram propostas ao ICANN inclui: Bradesco, Natura, UOL, Vivo e NIC.br. A cidade do Rio de Janeiro também está atrás do .rio (merecidíssimo).

A lista completa de sufixos liberados pelo ICANN está nesta página.

Fonte: G1 e Olhar Digital.

Anúncios

About carlosfabiano

Analista de infraestrutura e Segurança Professor de Tecnologia da Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: