Dupla autenticação: segurança imprescindível para empresas

Uma recente pesquisa realizada pela ESET na América Latina identificou que 64% dos usuários da região não sabem o que é a segurança por dupla autenticação. No entanto, trata-se de um tema bastante quente entre os especialistas em segurança da informação nas empresas.

A dupla autenticação é um recurso para garantir o acesso seguro dos usuários a sistemas e aplicações. Essa solução tem sido aplicada nas políticas de segurança de diversas empresas ao redor do mundo, com o intuito de reduzir a vulnerabilidade dos dados corporativos.

Nas empresas, a dupla autenticação tem sido especialmente utilizada para acesso a e-mails corporativos. Para isso, muitas organizações têm optado por utilizar tokens ou aplicativos que geram senhas temporárias em celulares para garantir o acesso seguro ao e-mail fora do ambiente da empresa.

Além do e-mail, a dupla autenticação pode ser usada para proteger o acesso a outros sistemas da empresa, como ERP, CRM, entre outros. E, de forma geral, os departamentos de TI contam com ferramentas voltadas a gerar relatórios diários sobre a utilização desse tipo de autenticação pelos usuários corporativos.

A tendência do futuro da dupla autenticação passa pelo uso da identificação biométrica, por meio da digital ou íris do usuário. Mas trata-se ainda de algo bastante distante da grande parte das empresas brasileiras por conta do alto investimento necessário, e essas começam ainda a conhecer e a implementar essas funcionalidades, por meio de tokens e aplicativos.

Seja qual for a forma de dupla autenticação, os departamentos de TI precisam estar atentos à importância do uso dessa ferramenta para garantir a segurança das informações.

Fonte: Olhar Digital

Anúncios

About carlosfabiano

Analista de infraestrutura e Segurança Professor de Tecnologia da Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: