Orkut hora de dar tchau!

Acabou!

Após dar adeus ao serviço de mensagens instantâneas MSN (ou Windows Live Messenger), no ano passado, chegou a hora de os usuários da internet se despedirem de mais um serviço que fez parte da história de muitos. A Google do Brasil, responsável pelo site, decidiu que o fim da maior rede social do mundo até 2011, o Orkut, deve chegar até o final deste ano.

A justificativa da empresa é de que, ao longo da última década, outros sites como o Youtube, Blogger e Google+ tiveram um grande crescimento e, por isso, é hora de “concentrar nossas energias e recursos para tornar essas outras plataformas sociais ainda mais incríveis para todos os usuários”.

A data para que o site seja descontinuado é o dia 30 de setembro de 2014, mas a partir desta segunda, novos usuários não poderão mais ingressar na rede social. A informação já está disponível na Central de Ajuda do Orkut.

Até o dia 30 de setembro, no entanto, a notícia não terá impactos para as pessoas que ainda utilizam a rede social. Em outras palavras, eles poderão exportar as informações do seu perfil, mensagens de comunidades e fotos usando o Google Takeout (disponível até setembro de 2016).

Apesar da despedida do Orkut, as comunidades, que fizeram sucesso ao longo da história da rede social não irão sumir. Para preservar a memória, o Google fará um arquivo com todas as comunidades públicas, que ficarão online a partir do dia 30 de setembro. Se o usuário não quiser que seu nome ou posts sejam incluídos no arquivo, será necessário que ele remova o Orkut permanentemente da conta do Google.

Anúncios

About carlosfabiano

Analista de infraestrutura e Segurança Professor de Tecnologia da Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: