Responsabilidade e Conteúdo Digital: “Enfermeira é demitida após dar risada de Neymar em vídeo”

A enfermeira do Hospital São Carlos, em Fortaleza (CE), que filmou a chegada de Neymar na unidade após o jogo do Brasil e Colômbia, foi demitida por justa causa, segundo informações do portal R7.  A funcionária usou o smartphone para fazer um vídeo onde mostra o jogador sendo levado, de maca, à sala onde ele seria submetido a um exame de ressonância magnética e tomografia.

Quando a porta da sala se fecha, a funcionária vira a câmera para si, dá uma risada de comemoração, e faz um sinal de “v” (vitória) com os dedos. Ela termina a cena soltando um beijinho. No vídeo, também é possível observar outra pessoa captando imagens do jogador.

A administração do hospital, em entrevista ao R7, explicou que a demissão da funcionária foi justificada por “exposição de paciente”. Neymar ficou cerca de 40 minutos no Hospital São Carlos. Em seguida, foi direto para o aeroporto, onde embarcou com a seleção para a Granja Comary. O atacante da seleção brasileira sofreu uma fratura em uma vértebra da coluna lombar.

 

Reflexão

Com o avanço da internet, dos celulares com câmera, das redes sociais e dos sites de vídeo aumentam também os crimes virtuais. Mas ao contrário do que muitos pensam a internet não é uma terra sem-lei. Nossas leis punem o ato ilícito, não importando o meio empregado (a vida real ou a internet).

Por exemplo, ameçar uma pessoa por e-mail é crime de ameaça. Publicar imagens de pessoas sem autorização delas é crime de violação ao direito de imagem. Criar uma comunidade numa rede de relacionamento para falar mal de alguém é crime de difamação. Copiar conteúdo da internet, imprimir e entregar ao professor sem citar a fonte e o autor é crime de violação ao direito autoral.

 Todos nós educadores e, especialmente, os pais devemos conscientizar jovens e adolescentes sobre estas questões. Vivemos hoje numa sociedade digital. Portanto, tratar de ética e responsabilidade digital é urgentemente necessário.

Abordar a educação digital no ambiente escolar nada mais é do que cumprir o papel da escola de formar cidadãos éticos e responsáveis. Não podemos nos esquivar desse nosso papel.

Referenciais para conscientização

► Cartilhas

Boas Práticas Legais no Uso da Tecnologia (PPP Advogados)

Criança Mais Segura na Internet (Movimento Criança Mais Segura na Internet)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s