Responsabilidade e Conteúdo Digital: “Enfermeira é demitida após dar risada de Neymar em vídeo”

A enfermeira do Hospital São Carlos, em Fortaleza (CE), que filmou a chegada de Neymar na unidade após o jogo do Brasil e Colômbia, foi demitida por justa causa, segundo informações do portal R7.  A funcionária usou o smartphone para fazer um vídeo onde mostra o jogador sendo levado, de maca, à sala onde ele seria submetido a um exame de ressonância magnética e tomografia.

Quando a porta da sala se fecha, a funcionária vira a câmera para si, dá uma risada de comemoração, e faz um sinal de “v” (vitória) com os dedos. Ela termina a cena soltando um beijinho. No vídeo, também é possível observar outra pessoa captando imagens do jogador.

A administração do hospital, em entrevista ao R7, explicou que a demissão da funcionária foi justificada por “exposição de paciente”. Neymar ficou cerca de 40 minutos no Hospital São Carlos. Em seguida, foi direto para o aeroporto, onde embarcou com a seleção para a Granja Comary. O atacante da seleção brasileira sofreu uma fratura em uma vértebra da coluna lombar.

 

Reflexão

Com o avanço da internet, dos celulares com câmera, das redes sociais e dos sites de vídeo aumentam também os crimes virtuais. Mas ao contrário do que muitos pensam a internet não é uma terra sem-lei. Nossas leis punem o ato ilícito, não importando o meio empregado (a vida real ou a internet).

Por exemplo, ameçar uma pessoa por e-mail é crime de ameaça. Publicar imagens de pessoas sem autorização delas é crime de violação ao direito de imagem. Criar uma comunidade numa rede de relacionamento para falar mal de alguém é crime de difamação. Copiar conteúdo da internet, imprimir e entregar ao professor sem citar a fonte e o autor é crime de violação ao direito autoral.

 Todos nós educadores e, especialmente, os pais devemos conscientizar jovens e adolescentes sobre estas questões. Vivemos hoje numa sociedade digital. Portanto, tratar de ética e responsabilidade digital é urgentemente necessário.

Abordar a educação digital no ambiente escolar nada mais é do que cumprir o papel da escola de formar cidadãos éticos e responsáveis. Não podemos nos esquivar desse nosso papel.

Referenciais para conscientização

► Cartilhas

Boas Práticas Legais no Uso da Tecnologia (PPP Advogados)

Criança Mais Segura na Internet (Movimento Criança Mais Segura na Internet)

Anúncios

About carlosfabiano

Analista de infraestrutura e Segurança Professor de Tecnologia da Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: