IBM PC 5150 popularizou o computador e fez com que a Microsoft se tornasse um gigante

No início dos anos 1980, computador era coisa de nerd. Empresas como Apple, Osborne e MITS (do Altair) já fabricavam computadores pessoais. Mas os equipamentos eram difíceis de usar e tinha utilidade limitada.

Isso mudou em 12 de agosto de 1981, quando a poderosa IBM lançou seu primeiro computador voltado para o usuário final: o IBM PC 5150. Com preço de US$ 1.565, ele era o modelo mais barato lançado pela empresa e era voltado tanto para escritórios como para uso doméstico.

A entrada da IBM no mercado de computadores pessoais mudou completamente o mercado. Conhecida do público médio e com contratos polpudos com governos e companhias de grande porte, a IBM trouxe credibilidade ao mercado e foi fundamental para popularizar o computador como ferramenta de trabalho e lazer.

As especificações do 5150 eram poderosas para a época, mas hoje em dia seriam amplamente superadas pelo celular mais barato. O computador tinha apenas 16 KB de memória RAM. Para efeito de comparação, smartphones avançados de hoje podem ter até 3 GB de RAM, mais de 187 mil vezes o valor do IBM PC. A memória de disco rígido era de apenas 40 KB. Atualmente, qualquer notebook vem com pelo menos 500 GB, mais de 12 milhões de vezes mais do que o PC da IBM.

Anúncios

About carlosfabiano

Analista de infraestrutura e Segurança Professor de Tecnologia da Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: