Empresas como Vimeo, Reddit e Mozilla realizam protesto por neutralidade de rede

"Nos mande mais dinheiro ou você nunca mais verá seu site favorito em alta velocidade de novo". Cartum de Mike Thompson/Creative Commons.

Empresas web como Kickstarter, Vimeo, Netflix, Foursquare, Reddit e até o Mozilla Foundation realizam um protesto nesta quarta (10) para engajar usuários por neutralidade de rede nos EUA.

Eles irão empreender o chamado Dia da Internet Lenta, além de emitirem diversos alertas aos usuários. Uma consulta pública sobre o tema está perto do fim.

Na neutralidade de rede, as empresas não podem segregar a velocidade da internet em relação ao conteúdo. Este foi um dos fatores mais polêmicos na aprovação do Marco Civil da Internet. Empresas de telecom acreditam que isso prejudica a competitividade e afeta diretamente o usuário, que fica sem opção de promoções e preços de acordo com sua necessidade.

O grupo Fight For The Future, que organiza os protestos, lembra aos usuários que com a neutralidade, as operadoras poderão criar pacotes para acessar determinados conteúdos, como vídeos em HD, esportes, redes sociais, etc.

Neste protesto de amanhã as empresas vão simular um carregamento lento de páginas de modo a demonstrar o que aconteceria caso a neutralidade de rede nos EUA não for encarada como lei. O debate desse assunto por lá parece que será bem mais contundente do que aconteceu por aqui.

Marco civil global

A ideia de um Marco Civil mundial é defendido por alguns setores, sobretudo pelo criador da web www, Tim Berners-Lee. Ele afirmou em recente palestra que o Brasil está avançado em relação aos direitos do usuário na rede.

Fonte: ConvergênciaDigital

Anúncios

About carlosfabiano

Analista de infraestrutura e Segurança Professor de Tecnologia da Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: