Google apresenta o Android 5.0 Lollipop com nova interface

Sistema tem como foco o usuário multitelas. (Foto: Divulgação).

Depois de meses de especulação, o Google anunciou a nova versão do seu sistema operacional, o Android 5.0, batizado de Lollipop (pirulito).

A nova versão traz um novo design, chamado de “Material Design” e mais de 5.000 APIs para serem usados por desenvolvedores. O Google anunciou que há uma maior integração com os sistemas Android Wear, para dispositivos vestíveis e o Android Auto, para carros.

A ideia deste novo Android é refletir o dinamismo das pessoas hoje em dia, que passeiam entre diferentes telas ao longo do dia, seja celular, PC, TV e até relógios. Este foco multiplataforma era um antigo desejo do Google e agora, enfim, parece que o feito foi alcançado. Nas demonstrações, um único dispositivo será capaz de acessar todos os outros Androids que o usuário possua.

O Material Design, que já tinha sido apresentado, traz uma navegação mais intuitiva com destaque para as cores. É uma das maiores mudanças na interface do sistema desde que o Android 4.0 Ice Cream foi lançado em 2011.

Os primeiros smartphones com o Lollipop. (Divulgação).

Bateria

O Google anunciou consideráveis melhorias no consumo de bateria. Dispositivos que contarem com o novo sistema terão uma extensão de durabilidade para até 90 minutos antes de precisar recarregar.

Customização

O Android 5.0 dá ainda mais destaque para a customização do dispositivo, bem mais que seus concorrentes. O usuário poderá mudar diversos recursos e funções na tela de bloqueio em um nível muito sofisticado. Por exemplo, será possível definir quais contatos poderão aparecer em determinado aplicativo em um espaço definido de tempo. Durante o trabalho será possível escolher receber avisos de mensagens e ligações apenas da sua mãe ou marido. Já em uma festa o usuário pode configurar as notificações para ser avisado apenas de amigos convidados, etc.

Esta é a maior mudança na interface desde 2011. (Divulgação).

Segurança

No que diz respeito à segurança, o Google aumentou o cerco a quem consegue desbloquear celulares furtados. Um smartphone bloqueado, de agora em diante, será inútil para quem não souber a senha. O Android 5.0, garante a empresa, está mais rigoroso em relação a isso.

O mesmo vale para a encriptação de conteúdo, que visa coibir acesso indevido de hackers e espiões.

O Android 5.0 coincide com o lançamento dos novos dispositivos da linha Nexus, o Nexus 6 e o Nexus 9, além do Nexus Player, fabricado em parceria com a ASUS. Os aparelhos entrarão em pré-venda no próximo dia 17 de outubro e chegam às lojas dia 3 de novembro. Segundo o Google, o novo sistema chega para o Nexus 4, 5, 7, 10 e edições Google Play nas próximas semanas.

Anúncios

About carlosfabiano

Analista de infraestrutura e Segurança Professor de Tecnologia da Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: