Microsoft apresenta detalhes do Windows 10 e novo navegador que substitui IE

O menu Iniciar voltou de vez - e em tela cheia. (Divulgação).

A Microsoft trouxe detalhes sobre a nova versão de seu sistema operacional, o Windows 10. A maior novidade é que ele sincroniza diversos dispositivos com acesso à internet. A segunda grande notícia é que a empresa aposentou o Internet Explorer e apresentou um novo navegador.

“O número de dispositivos está explodindo ao nosso redor”, disse Terry Myerson, da Microsoft, durante apresentação à imprensa e a analistas na sede da companhia em Redmond, Washington. “Deve ser fácil deixar um dispositivo e pegar outro, retomando de onde paramos, a tecnologia tem que sair do caminho”, acrescentou.

windows2

O Windows 10 é desenhado levando em conta as observações de milhões de pessoas, que puseram em prática as primeiras versões do sistema operacional, disse Myerson. O porta-voz da Microsoft disse, ainda, que esta contribuição e desenho cria a base sobre a qual desenvolvedores podem construir aplicativos para smartphones, tablets, computadores portáteis e de mesa, bem como consoles de vídeo game Xbox One.

O menu Iniciar, que volta de vez após inúmeros pedidos do público, abrirá em tela cheia.

A próxima versão de testes sai na semana que vem. Outra, para smartphones, chega dia 1º de fevereiro. A versão definitiva para o público deve sair no segundo semestre de 2015.

Gratuito

O Windows 10 estará disponível para atualização gratuita para computadores que usam versões do Windows 8,1 ou Windows 7. A Microsoft acrescentou que manterá o Windows 10 atualizado durante a vida útil dos dispositivos. A gratuidade valerá durante um ano, segundo a empresa.

O assistente pessoal virtual Cortana e sua habilidade de responder como se estivesse em uma conversação, estará disponível noscomputadores pessoais. O visual será mais limpo que o atual Internet Explorer, mas guarda semelhanças com o rival Chrome. O browser não estará disponível nas próximas versões de testes do Windows 10, mas deverá chegar “em quatro ou cinco meses”. Ele também pode ter seu nome alterado.

O novo navegador Spartan vai substituir o IE. (Divulgação).

Spartan, o novo navegador

A Microsoft também apresentou um novo navegador de internet, denominado Spartan, que também terá Cortana incorporada. Spartan está preparado para ser o sucessor do Internet Explorer.

“O projeto Spartan é uma nova experiência de navegação na internet, prevista para ser móvel e funcionar através de toda uma família de aparelhos”, afirmou Joe Belfiore, outro dirigente da Microsoft, presente no evento de terça-feira.

Fonte: AFP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s