Hackers roubaram cerca de 1 bilhão de dólares de bancos ao redor do mundo

Foto: Reprodução/News.au.

Um grupo de hackers roubou cerca de 1 bilhão de dólares de cem bancos em todo o mundo. A denúncia foi feita pela empresa de segurança russa Kaspersky.

Este é o maior roubo organizado por hackers nos últimos anos, segundo a empresa. A operação contou com cybercriminosos russos, ucranianos, chineses e diversos países europeus. Eles já realizaram outros roubos dois anos atrás, mas não deixaram rastros.

Batizados de “Carbanak”, eles atacaram as contas das próprias instituições fingindo ser funcionários. Segundo a Kaspersky, contas de clientes não foram invadidadas.

O roubo envolveu um planejamento de meses. Eles infectaram a rede interna de bancos através da técnica conhecida como “phishing”, que imita um software legal para pedir login e senha dos usuários.

Depois de acessar a rede, eles localizavam os computadores que admnistravam os sistemas de videovigilância, o que permitiu que os hackers aprendessem as atividades virtuais dos empregados dos bancos.

Os hackers nem sequer tiveram que entrar nos servidores bancários. Só invadiam a rede e se dedicavam a aprender suas atividades comuns. Trata-se de um roubo verdadeiramente profissional”, afirmou Sergei Golovanov, especialista da Kaspersky.

Fonte: EFE

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s