EUA usam jogos de computador para simular operações de guerra cibernética, revela jornal

as-guerras-ciberneticas-podem-estar-mais-proximas-do-que-se-imagina-foto-reproducao-fox-news

Especialistas em SI afirmam que os sucessivos eventos podem levar ao surgimento da “Primeira Guerra Mundial Cibernética” (se já não estão em curso), uma vez que mais países estão utilizando técnicas de ataques cibernéticos para atingir sistemas críticos de computadores. O mais recente indício de que podemos estar na iminência de um conflito cibernético global foi o teste realizado pelo governo dos EUA de seu arsenal de armas digitais em jogos de guerra, durante um período de três semanas, o que gerou novas especulações de que o país se prepara para a guerra cibernética.

De acordo com o The Wall Street Journal, os testes com jogos de guerra tiveram a participação do Pentágono, do Departamento de Segurança Interna (DHS), da Agência de Segurança Nacional (NSA) e um número não revelado “funcionários britânicos” e “empresas privadas”. Os exercícios foram supostamente realizados na Base Aérea de Suffolk, em Long Island, próximo de Nova York, em junho. Os testes tiveram os participantes divididos em 14 equipes, encarregadas de mitigar os ataques simulados.

A fase final dos jogos contou com a participação de empresas privadas para que as equipes militares pudessem testar cyber “ações de resposta”, que era a palavra-código para contra-ataques. Os jogos de guerra simularam ataques a oleodutos e gasodutos, a um importante porto comercial no Reino Unido, às redes do Pentágono, de bancos e fornecedores de alimentos.

Procurados pelo site Business Insider, nenhum dos departamentos norte-americanos mencionados ou do Reino Unido respondeu aos pedidos para comentar o assunto.

Fonte: Convergecom

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s