Excelência é um hábito – Boas Praticas em Gerenciar os Serviços de TI

images

Quando falamos de Gerência eficaz de Serviços de TI, logo vem todos se lembrar da biblioteca britânica Itil, mas será que ela tem sido o herói de muitos diretores e gestores de TI? Algo que ainda ouço com muita frequência são afirmações quanto a dificuldade de implantar e à impossibilidade de aplicar no dia a dia as benditas “boas práticas”, nos cenários mais diversos e principalmente em produção. Não se esquecendo das exceções, existem aqueles que não vem na biblioteca uma utilidade real, o que demonstra em minha opinião uma visão limitadíssima sobre o assunto.

Quando um profissional de TI se depara com a biblioteca pela primeira vez, sua reação é: “eu acho que faço isso no dia a dia, só que de maneira um pouco diferente”. É com essa referência de comportamentos comuns que foram reunidos numa biblioteca de forma categorizada os processos e sub processos para aperfeiçoamento das atividades e consequentemente satisfatórios resultados.

O sucesso não está na pratica de todo o conteúdo, mas no uso que se faz delas no dia a dia. Se trouxermos para nossa rotina essas “boas práticas”, muito mais do que mudança estrutural, as mudanças de cultura e comportamento serão também exigidos, contudo, teremos muitos ganhos. Aristóteles afirmou: “somos aquilo que fazemos repetidamente, portanto, excelência é um hábito”.

Todas as Quintas-feiras falaremos de Melhores Práticas na TI.

Anúncios

About carlosfabiano

Analista de infraestrutura e Segurança Professor de Tecnologia da Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: