Windows completa 30 anos como o mais popular dos sistemas. Veja a evolução

Foto: Reprodução/dynadot.com.

Bill Gates faz pose ao lado da tela do primeiro Windows. Foto: Reprodução/dynadot.com.

O Windows completa 30 anos nesta sexta (20). O sistema operacional mais usado do mundo vive uma retomada da relevância com a chegada do novo Windows 10. A proposta agora é unificar os dispositivos na busca de um mundo cada vez mais portátil.

Quando surgiu há 30 anos, a interface era bem mais complicada que é hoje e lembrava blocos de nota coloridos. Era uma clara evolução do MS-DOS e similares, sistemas que dependiam de códigos de programação para funcionar. A Microsoft pegou ideias da Apple, que lançou em 1984 o primeiro computador pessoal da história. Mas enquanto a empresa de Steve Jobs já apostava no produto único que unia hardware e software, a companhia de Bill Gates criou um produto que poderia ser embarcado em aparelhos de várias marcas. Era o fim da hegemonia da maçã.

O primeiro Windows 1, lançado em novembro de 1985, contava com um jogo chamado “Reversi”, que ajudava os usuários a se familiarizar com a novidade. Também foi inovador por incentivar o uso do mouse, algo bem estranho naqueles tempos. A evolução, o Windows 2, veio já em 1987 e trazia a possibilidade de minimizar e maximizar as janelas. A nova versão marcou também a estreia do “Painel de Controle”, ainda hoje presente no OS.

No Windows 3.0, de 1990, a Microsoft conseguiu transformar seu sistema em “multi-tarefas”. Além disso trouxe vários programas do DOS para rodar em janelas. E, claro, trouxe cores, sua característica mais marcante. O 3.1, dois anos mais tarde, trouxe um sistema de fontes que permitiu ao Windows ser um dos mais usados sistemas para edição de publicações.

Em agosto de 1995 chega a revolução. A Microsoft introduziu o famoso botão “Iniciar”, dando início a uma popularização dos computadores pessoais como nenhuma empresa tinha feito até então. Também foi a vez do ambiente 32-bit se popularizar. Após o W95, a Microsoft iria apenas aperfeiçoar a interface, trazendo mais cores, programas e funções. Mas a mecânica de uso era a mesma.

A mudança drástica aconteceria apenas em 2012 com o lançamento do Windows 8, que dividiu opiniões. Com um sistema de “azulejos” interativos, o sistema operacional foi bem drástico para muitos usuários. Além disso ele convivia com a versão anterior do desktop, o que tornava a navegação confusa. A empresa se redimiria com o Windows 10, que trazia as inovações visuais do 8, mas com a facilidade de uso das versões anteriores. Além disso ressuscitou o botão Iniciar, bastante pedido pelos fãs.

Veja abaixo a evolução dos sistemas Windows.

Fonte: Guardian

A primeira versão do Windows. (Reprodução).

A primeira versão do Windows. (Reprodução).

Windows 2. (Foto: The Guardian).

Windows 2. (Foto: The Guardian).

O Windows 3, de 1990. (Reprodução/Guardian)

O Windows 3, de 1990. (Reprodução/Guardian)

Windows 95. (Divulgação).

Windows 95. (Divulgação).

windows98

windows me

Windows XP.

Windows XP.

windowsvista

Windows7 (Divulgação).

Windows7 (Divulgação).

Windows 8.

Windows 8.

O novo Windows 10. Divulgação.

O novo Windows 10. Divulgação.

Anúncios

About carlosfabiano

Analista de infraestrutura e Segurança Professor de Tecnologia da Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: