Brasil é líder na produção de lixo eletrônico na América Latina

lixo

Foto: Reprodução/VendoMeuCelular.com.

O Brasil gerou em 2014 mais lixo eletrônico do que qualquer país da América Latina. De tudo o que foi produzido de resíduos na região, 36,16% veio de nosso País. Chile e Uruguais, no entanto, foram os maiores produtores per capita.

As informações foram divulgadas em um relatório da Associação das Empresas de Indústria Móvel (GSMA). O Brasil é dono de 9% dos resíduos eletrônicos em todo o mundo, apontou o estudo.

No planeta a quantidade de resíduos vem aumentando e alcançou as 40 mil quilotoneladas (cada uma equivale a 1.000 toneladas) em 2014. A tendência é que suba entre 5% a 7% nos próximos quatro anos na América Latina.

O Brasil produziu em 2014 1.412 quilotoneladas, graças sobretudo, “grande quantidade de moradores”. Em seguida, de longe na lista, vem o México (985 quilotoneladas), depois Argentina (292), Colômbia (252), Venezuela (233), Chile (176) e Peru (147).

Depois seguem Equador (73), República Dominicana (57), Guatemala (55) Bolívia (45), Costa Rica (36), Paraguai (34), Uruguai (32) e Panamá (31).

Em termos per capita Chile e Uruguai são os países que mais produzem lixo eletrônico por pessoa, com 9,9 e 9,5 quilos, respectivamente, enquanto a média na América Latina é de 6,6 quilos.

O relatório pede que os governos criem políticas públicas para resíduos eletrônicos, começando desde a coleta até o tratamento do lixo. “Poucos países da América Latina têm projetos de lei específicos sobre a gestão dos resíduos eletrônicos e, na maioria dos casos, a gestão dos resíduos eletrônicos está regulada na legislação geral de resíduos perigosos”, diz o texto.

Fonte: UOL

Anúncios

About carlosfabiano

Analista de infraestrutura e Segurança Professor de Tecnologia da Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: