Muitas empresas brasileiras negligenciam plano de resposta a incidentes

Claro, que isso não é só problema no Brasil, mas infelizmente aqui a maioria das empresas não conta com um plano de resposta a incidentes. Segundo analista Cleber Marques (diretor da KSecurity) “ao agir no improviso, estas empresas acabam demorando ainda mais para solucionar o problema, ampliando os custos de remediação e os gastos relacionados à paralisação de processos essenciais, à perda de oportunidade de negócios e ao deslocamento de mão de obra”.

Soluções na nuvem e aplicações mobile criam um cenário ainda mais impossível de blindar contra todo tipo de ameaça, uma vez que redes como estas popularizaram.

O último relatório da associação mundial CompTIA revelou que 90% das organizações brasileiras enfrentaram, pelo menos, um incidente de segurança no último ano, e mais de 75% tiveram de lidar com uma ou mais violações de dados sérias. Ou seja, é preciso estar preparado, e um plano de resposta a incidentes, ainda que seja o mais básico, é essencial.

O principal objetivo de um plano de resposta é gerenciar incidentes e eventos de cibersegurança de modo a limitar seus danos, aumentar a confiança dos stakeholders externos e reduzir os custos e o tempo de recuperação.

Ao estabelecer quem terá o direito de decisão caso um incidente ocorra, a empresa pode responder rapidamente ao ataque da maneira apropriada. Além disso, um plano de resposta a incidentes permite coordenar ações envolvendo diversos departamentos, incluindo, além da TI, a comunicação corporativa, o jurídico, a área de compliance e outras operações de negócio.

Ao impedir que eventos de cibersegurança menores se tornem grandes incidentes, um plano de resposta ajuda a empresa a reduzir custos de recuperação, a restabelecer suas operações muito mais rapidamente e, ao mesmo tempo, fortalecer sua estratégia de prevenção para o futuro.

Fonte: Computerworld

Anúncios

About carlosfabiano

Analista de infraestrutura e Segurança Professor de Tecnologia da Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: