Cuidado: Promoções falsas no Facebook!!! :(

Como diz o ditado: “quando a oferta é demais, o santo desconfia”, portanto, olho vivo nas promoções exageradas! Esse alerta vem do pessoal da PSafe, empresa brasileira de segurança e performance mobile: os cibercriminosos têm criado páginas na rede social para divulgar falsas ofertas de grandes marcas varejistas, como Casas Bahia e Ponto Frio, e, desta forma, atrair vítimas.

O objetivo é o mesmo de sempre, ou seja, induzir consumidores ao erro e aplicar golpes que causam prejuízos financeiros. Ao clicar no link dessas promoções, em vez de ser encaminhado para o site oficial da empresa, o usuário é direcionado para uma página falsa contendo a oferta.

“Uma vez que a compra é efetuada, o hacker tem acesso aos dados bancários da vítima, que não receberá nada em troca”, afirma o comunicado da PSafe. Os criminosos chegam ainda ao ponto de orientar aos usuários para que tirem possíveis dúvidas sobre as ofertas por meio de mensagem privada na própria rede social, e assim evitar que sejam desmascarados.

“Esse tipo de golpe tem se tornado cada vez mais frequente por não requerer alto nível de conhecimento técnico por parte dos hackers. Além disso, por meio dele, é possível aproveitar-se da popularidade de grandes marcas para atrair um alto número de vítimas. Para se ter uma ideia, em apenas uma semana a página falsa de ofertas de um dos varejistas conquistou mais de seis mil seguidores”, comenta Emilio Simoni, gerente de Segurança da PSafe.

Fonte: Psafe Blog

Anúncios

About carlosfabiano

Analista de infraestrutura e Segurança Professor de Tecnologia da Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: