Ataques virtuais atinge hospitais e empresas do mundo todo

Inúmeros ataques de ransomware atingiu hoje empresas e hospitais do mundo todo, principalmente da Europa. Dentre as principais instituições vitimadas estão 16 hospitais de atendimento público do Reino Unido, e as empresas de telefonia móvel Telefónica, da Espanha, e Portugal Telecom.

De acordo com o Guardian, os sistemas de TI de hospitais do National Health Service (NHS, serviço nacional de saúde, espécie de SUS da região) passaram a mostrar mensagens exigindo US$ 300 em bitcoin para devolução de seus dados. O valor, em tese, subiria com o tempo. O ataque parece ter acontecido simultaneamente em todos os hospitais afetados.

Segundo dados preeliminares da investigação, o malware responsável pelo ataque é da variedade Wanna Decryptor. O NHS ainda não sabe dizer se os dados médicos dos pacientes foi comprometido, e disse que compartilharia mais informações sobre o caso conforme as tivesse.

Há relatos de que mais de 70 países foram afetados pelo chamado “Wanna Cry 2.0”, incluindo órgãos públicos e empresas privadas no Brasil.

O site MalwareTech, que rastreia botnets e vírus que se espalham pelo planeta em tempo real, montou um mapa atualizado minuto a minuto mostrando a evolução do novo ataque. Você pode conferir o gráfico mostrando todos os ataques aqui, e um outro com cada ataque acontecendo em tempo real aqui.

Fonte: Olhar Digital

Anúncios

About carlosfabiano

Analista de infraestrutura e Segurança Professor de Tecnologia da Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: