Chrome de 64 bits para Windows chega à versão beta

Dois meses depois de ter sido disponibilizado como software experimental nos canais Dev e Canary, a primeira versão de 64 bits do Chrome para Windows chegou à fase beta. A novidade está disponível para qualquer usuário que utilize as versões 7 e 8 do sistema operacional (desde que 64-bit, obviamente).

Ao contrário da versão Canary, o Chrome beta de 64 bits não pode coexistir com uma instalação de 32 bits. Em outras palavras, se você decidir testar a nova versão, deve estar ciente de que a instalação anterior será substituída, com histórico, favoritos e dados relacionados sendo transferidos à nova.

Na condição de software não finalizado, é evidente que a nova versão está mais sujeita a falhas ou instabilidades. Felizmente, os primeiros testes apontam para uma melhora significativa de desempenho em relação ao Chrome de 64 bits Canary.

Chrome para Windows

De acordo com o Google, a expectativa é a de que nova versão consiga ser até 25% mais rápida no carregamento de páginas e até 50% menos suscetível a falhas de renderização. Neste aspecto, o mérito provavelmente não caberá apenas à performance do processador, mas também ao melhor aproveitamento da memória em computadores com mais de 4 GB de RAM, por exemplo.

O Google também acredita que a versão de 64 bits do Chrome será mais segura, em parte, pela compatibilidade com o ASLR (Address Space Load Randomization) do Windows, um recurso que atribui endereços de memória aleatórios a bibliotecas, executáveis e afins, dificultando a localização destes dados para ataques ou infiltração de softwares maliciosos.

O Google não informou quando a primeira versão estável do Chrome de 64 bits será finalmente disponibilizada, mas como o desenvolvimento do navegador progrediu bastante, é provável que o lançamento aconteça ainda neste trimestre.

O Chrome beta pode ser baixado no site oficial.

Anúncios

About carlosfabiano

Analista de infraestrutura e Segurança Professor de Tecnologia da Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: